Empresas Médicas: Lucro Presumido ou Simples Nacional?

Vamos, logo no início, salientar que nem sempre o Simples Nacional é a melhor escolha, em se tratando de empresas médicas. Se sua empresa está no Simples, é bom ler atentamente este artigo, pois vamos justamente colocar a prova esse regime de tributação. Será que realmente teremos só vantagens optando pelo Simples Nacional?

Em resumo o Simples Nacional foi criado para simplificar a arrecadação de tributos devidos por empresas de pequeno porte, com faturamento anual até R$ 4.800.000,00. A alíquota tributária é menor, justamente para incentivar o crescimento comercial dessas empresas, e tornando mais atrativo o “empreendedorismo” brasileiro.

pexels-photo-1011329[1]Todavia, as empresas enquadradas e permitidas a participar do Simples são muito diversificadas, e para isso as regras de classificação ficaram cada vez mais complexas e detalhadas – como os 6 anexos classificatórios para cada segmento empresarial. Assim, antes de entrar pro Simples, cabe um estudo aprofundado para analisar os prós e contras.

Vamos aos dados técnicos, simulando um faturamento mensal de R$ 300.000,00. Prestadores de serviços médicos, que não têm estrutura própria, partem com a base de presunção tributária de 32% do faturamento quando optante pelo Lucro Presumido. Desse percentual, aplicam-se novos percentuais para cada tributo. Na soma dos impostos, e no cálculo geral, do faturamento temos 15,86% que é reservado ao fisco federal. Pode-se imaginar que um terço do faturamento disponível para tributação é um pedaço muito grande de sua receita mensal. Mas isso não é tudo. Continue acompanhando.

Dentro do cálculo, para fins comparativos, temos que incluir os encargos sociais, pertinentes à folha de pagamento, um valor equivalente de 34,8% do salário bruto. Já temos, então, 15,86% do faturamento e 34,8% de folha de pagamento. Lembrando que esses são os percentuais para Lucro Presumido.

E agora, vamos converter para Simples Nacional, mantendo as mesmas características. O percentual sobre o faturamento sobe para 17,51% (e, em determinados casos, para 21,28%). Já o percentual aplicado sobre a folha de pagamento sofre um decréscimo considerável, e vai para apenas 8%.

Na soma geral dos tributos, considerando essa simulação, temos o Simples Nacional como o sistema mais vantajoso, pois embora o percentual aplicado sobre o faturamento tenha aumentado, o percentual sobre a folha de pagamento caiu bastante.

Então, afinal, quando que o Simples Nacional
deixa de ser vantagem? Pense um pouco.

interrogação[1]

Os cálculos técnicos consideram o FATOR R, o processo de soma reversa, etc. Mas a resposta definitiva é “empresa que não tem funcionários”. Se não houver funcionários, então não existirá o percentual sobre a folha de pagamento (pois não existe folha). Sobram apenas os percentuais aplicados sobre o faturamento, que no Simples é maior em relação ao Lucro Presumido.

A resposta é rápida e concisa. Se sua empresa médica não tem funcionários, opte pelo Lucro Presumido. Saia do Simples, não importa o quão mais prático seja o processo de recolhimento.

Significa que se minha empresa possuir apenas 1 funcionário já é mais vantajoso optar pelo Simples?

Não é bem assim. Deve-se colocar todos os dados na fórmula, considerar o famoso FATOR R, e verificar na ponta do lápis como ficam os valores para recolhimento. Tudo vai depender do montante do faturamento, do valor do salário, do número de empregados, etc. A única certeza que temos é de que se sua empresa não tem funcionários, opte pelo Lucro Presumido. A partir de 01 funcionário, faça os cálculos e compare.

A dica é “sempre fazer as contas antes de proceder com sua opção”, pois ela é definitiva para o ano fiscal. O cálculo de comparação é ligeiramente complexo, e precisa ser feito por um agente habilitado. Por isso, fale com seu contador, e peça uma avaliação. Você pode estar pagando mais imposto do que precisa.

Ah, não tem contador? Bom, então fale com a gente! Sabemos exatamente como te ajudar.



Categorias:Clínicas Médicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: