Importância de uma Assessoria Contábil Terceirizada

Precisa de contabilidade? Interna ou terceirizada? Atualmente é impossível pensar em construir um negócio sem atrelar um serviço contábil de qualidade. E nessa necessidade o que é mais viável: Montar uma equipe própria, ou contratar uma empresa terceirizada?

pexels-photo-210990Para isso, vamos traçar um paralelo entre as principais características que permeiam o serviço. Acompanhe na tabela abaixo:

CARACTERÍSTICA

EQUIPE PRÓPRIA

EMPRESA TERCEIRIZADA

Especialização Empregados com conhecimento limitado essencialmente ao negócio da empresa. Profissionais treinados com conhecimentos abrangentes e diversificados, possibilitando o entendimento macro de um cenário empresarial.
Custo de operação Salários adequados ao mercado, custos de alimentação e condução, além de obrigações sociais como FGTS. Custo com outros salários para cargos altos, caso a empresa tenha gerentes e diretores contábeis. Honorários profissionais negociáveis e adequados à realidade do cliente.
Atividade fim A administração e gerência da empresa acabam se envolvendo em diretrizes contábeis, objetivando o sucesso do trabalho, preocupando-se com prazos e valores corretos de registro e controle de impostos, tirando a atenção, foco e energia da sua atividade fim. Todo o trabalho é feito pelo escritório terceirizado, liberando tempo e dedicação do cliente para o seu negócio.
Segurança técnica Suporte limitado sem abrangência, e percepção estreita da realidade que a cerca. Devido ao alto grau de exigência de clientes diversificados, o conhecimento é sempre apurado e atualizado, promovendo maior agilidade na solução de problemas.
Atualização de conhecimento Restrito ao negócio da empresa. Amplo e completo, resolvendo problemas com soluções diversificadas envolvendo outros pontos de vista que transcendam o negócio do cliente.

As grandes limitações de ter uma equipe própria são duas: conhecimento limitado e custo alto. Uma equipe própria apenas vai aprender e entender aquilo que se relacionar diretamente com o negócio da empresa. E para formar uma equipe boa, logicamente os custos dessa operação serão elevados, tanto em termos de salários e obrigações sociais, quanto em espaço, equipamentos, material de escritório (pois a contabilidade usa muito papel, por exemplo). Um sistema próprio deverá ser adquirido, com pelo menos 5 licenças. Remuneração elevada para o gestor que coordenará sua equipe. Ou seja, sua empresa terá um custo e responsabilidades para um serviço que “não é o seu foco”. Imagine uma construtora ter que investir uma quantia pesada em sistemas, mesas e cadeiras para contabilidade, ao invés de redirecionar esse recurso para um novo software de arquitetura, ou uma nova estrutura de vendas.

Uma empresa terceirizada faz isso pra você, pois ela já tem tudo pronto, testado e funcionando. E o comprometimento é praticamente o mesmo. É como se a sua empresa ainda tivesse um setor contábil, porém sem a parte chata e pesada de ter esse setor. O vínculo é simples, e a preocupação é reduzida.

E caso a sua empresa queira trocar de contabilidade, apenas um “distrato” é suficiente. Ao passo de todos os trâmites legais e sociais que envolvem a demissão de funcionários.

E por falar em funcionários, inclusive nesse ponto um escritório terceirizado pode ser a melhor opção. É trabalho deste efetuar as admissões e demissões, além de prover a melhor maneira de efetuar o pagamento de salários, cálculos sociais e fiscais, e atualizações de normas e leis. É tudo com com ele.

E para contratar uma empresa de contabilidade vale algumas dicas, acompanhe:

› VERIFIQUE A EQUIPE: é importante saber quem são as pessoas que vão cuidar de sua empresa. Veja se todos são capacitados. Analise a formação, tempo de casa, qualificação técnica.

› CONSULTE O CRC DE SUA REGIÃO: entre em contato com o Conselho Regional de Contabilidade de sua região e certifique-se que a empresa possui cadastro.

› ANALISE O COMPORTAMENTO EM REDES SOCIAIS: uma boa forma de avaliar o comprometimento da terceirizada é conferir como ela se comunica nas redes sociais, internet, blog ou outro meio social digital. Em perfis profissionais pode-se ter acesso a muitas informações interessantes, que dão mais credibilidade à empresa (ou não).

› ENTRE EM CONTATO COM ALGUNS CLIENTES E FAÇA UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO: esse é o ponto mais importante. Busque essa referência, e tenha certeza de que estão fazendo um bom trabalho. Clientes satisfeitos são o reflexo mais preciso disso.

Analise as diferenças entre ter uma equipe própria, e ter uma empresa contratada para fazer sua contabilidade. Lembre-se que essa parte é muito sensível e demanda uma atenção especial, dedicada e especializada. Ter uma equipe pode dar uma primeira impressão de proximidade e exclusividade. E realmente é isso que acontece. Mas analise as outras características, ponha na ponta do lápis todos os valores envolvidos, e principalmente pense na energia desprendida para suprir esse setor. Será que não seria mais produtivo e objetivo deixar que outra empresa cuidasse disso pra você?

Pense nisso!

FONTE: pesquisas na internet

 



Categorias:Assuntos Gerais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: